Regulamento

 

CAMPEONATO NORTERIOGRANDENSE DE RALLY BAJA 2012

REGULAMENTO


ART.01- A FEDERAÇÃO DE MOTOCICLISMO DO RIO GRANDE DO NORTE - FEMORN, é a única entidade capacitada por lei a: autorizar, aprovar, coordenar, planificar e supervisionar atividades motociclísticas no território do Rio Grande do norte, e em conseqüência disso elabora o presente regulamento. Assim sendo este Campeonato é de propriedade da FEMORN.

ART.02- Este regulamento entra em vigor a partir de 1º de janeiro de 2012 sendo válido para todo o território do estado do Rio Grande do Norte durante o ano de 2012, a cópia original está no site WWW.femorn.esp.br

ART.03- REGULAMENTO DO CAMPEONATO:

1- Para participar do Campeonato Estadual o piloto deverá estar filiado a CBM no ano de 2012.
2- As motos deverão ser específicas de Enduro ou Motocross e deverão estar em condições seguras de uso (freios, suspensão, manetes, paralamas, tanques de combustível, etc.).
3- De acordo com a CBM e o Código Brasileiro de Trânsito fica proibida a participação de menores de idade nas provas do Campeonato.
4- O Diretor de Prova (licenciado pela FEMORN) está encarregado da aplicação do regulamento durante o decorrer da prova, e poderá consultar o Júri, constituído por Comissários Esportivos em conformidade com o Código Esportivo da CBM caso haja necessidade. Toda reclamação sobre a aplicação deste regulamento particular, adendos e demais atos da direção de prova e seus representantes, devem ser encaminhada por escrito ao júri da prova através do diretor de prova.


ART.04- EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA: Os pilotos deverão usar equipamentos individuais de segurança para prática do Off-Road, sendo obrigatório no mínimo: capacete aprovado pelo IMMETRO, óculos, camisa longa, luvas, calça e Botas. Sendo altamente recomendado o uso de colete, Joelheiras, cotoveleiras e cinta abdominal.

ART.05- PONTUAÇÃO PARA O CAMPEONATO

Cada piloto que largar em uma etapa ganhara um ponto de participação no ranking + os pontos obtidos de acordo com sua classificação na prova de acordo com a tabela abaixo:
Lugar
Pontos
Lugar
Pontos
Lugar
Pontos
Lugar
Pontos
25
15
11º
10
16º
5
22
14
12º
9
17º
4
20
13
13º
8
18º
3
18
12
14º
7
19º
2
16
10º
11
15º
6
20º
1

Apenas pilotos residentes no RN e pilotos do Nordeste marcarão pontos no ranking estadual, caso haja a participação de pilotos de fora do Nordeste estes participarão como convidados e NÃO MARCARÃO PONTOS para o Ranking Estadual.

ART.06- ETAPAS: Cada dia de competição refere-se a uma etapa, assim o Campeonato 2012 será composto por 5 provas e 7 etapas conforme o calendário divulgado no site da Federação, caso alguma prova não venha a acontecer ou se não for homologada não constará no ranking.

 

ART.07- DESCARTE E DESEMPATE: Ao final do campeonato, será proclamado CAMPEÃO ESTADUAL, o piloto que houver somado o maior número de pontos em cada categoria, descartando-se o pior resultado (n-1), caso haja empate o primeiro critério de desempate será o maior descarte, o segundo será maior número de vitórias, se persistir o empate , o maior número de segundos, terceiros e outras posições subseqüentes.


ART.08- REGULAMENTO SUPLEMENTAR: Deverá ser divulgado na semana do evento, onde deverá constar o nome do Diretor de Prova, membros do júri, número de voltas e quilometragem de cada dia, horário e local de largada e chegada do primeiro competidor, locais de abastecimento e outras informações julgadas de relevância.




ART.10- CATEGORIAS: O Campeonato Estadual de Rally Baja será disputado em 6 categorias e 8(oito) Classes, são elas:

10.1 Categoria Super Production – SPD
Motos: a partir de 250cc até 650cc (2 ou 4 tempos) / Motos de Cross 450cc / 250 a 360cc 2T / Protótipos / Nacionais até 700cc.
Preparação: Livre para motor, carburação e suspensão, inclusive pode ter motor reserva que poderá ser substituído durante a prova.

 10.2 Categoria Marathon - MAR
Motos:  ENDURO 250 a 450cc (DR400/ CRF 450X/WR450) / CROSS 250cc 4T (CRF250R)
             Dois tempos até 220cc, Nacionais até 600cc.
Preparação: Livre para suspensão, carburação, etc.
Motor original da motocicleta.
Manutenção: apenas a embreagem poderá ser substituída durante uma etapa.
Pilotos: de 18 a 39 anos (classe Junior) 
             a partir de 40 anos (Todos)

          10.2.1 Não serão aceitas inscrições na Marathon de pilotos com até 39 anos que:
Se classificaram entre os cinco primeiros do Campeonato RN de 2011 da categoria Sport;- Foram campeões ou vice campeões de em seus estados nas modalidades Rally CC, Baja, Enduro FIM, Cross Country, Motocross, com moto importada;
          10.2.2 subdivisão da Marathon: classe Production 250 / classe Over 40
Somente para efeito de ranking estadual alguns pilotos inscritos na categoria Marathon serão reclassificados em um Ranking por cilindrada e idade, sendo divididos por motocicletas com motorização de até 250cc 4T e até 220cc 2T (classe Production 250) e pilotos acima de 40 anos (classe over 40). Portanto ao final do campeonato teremos o campeão e vice campeão estadual das classes Marathon, Production 250 e Over 40. 
 10.3 Brasil Super – BRS
Motos: a partir de 200cc até 440cc (2 ou 4 tempos / Fabricadas no Brasil) Preparação: Livre para motor, carburação e suspensão, inclusive pode ter motor reserva que poderá ser substituído durante a prova.

10.4 Turismo – TUR
Motos: a partir de 125cc até 250cc (4 tempos / Fabricadas no Brasil) Preparação: Motor e carburação original, suspensão livre.
Obs: Não serão aceitas inscrições de pilotos campeões de qualquer modalidade off Road nesta categoria (exceto enduro de regularidade). 
10.5 Quadriciclos Super Production- QSP
Quadriciclos com motorização até 1300 cc com preparação livre com tração 4x2 ou 4x4.
Preparação: Livre para motor, carburação e suspensão, inclusive pode ter motor reserva que poderá ser substituído durante a prova.  

10.6 Quadriciclos 450- QD4
Quadriciclos com motorização até 450cc com preparação livre com tração 4x2 ou 4x4.
Preparação: Motor e carburação original, suspensão livre.


ART.11- CARTEIRA REGIONAL: Como forma de incentivo aos iniciantes, na categoria Turismo poderá participar pilotos com a carteira Regional da Femorn, podendo participar de todo o campeonato.

ART.12- CRONOMETRAGEM: Será feita por equipamento GPS, duplicados com equipamento reserva. Ao longo do circuito haverá waypoints de largada, chegada, de corte. Os Waypoints excetos os de corte serão sinalizados com uma placa representada por um W, onde será o ponto exato da cronometragem. Ou seja a placa W devera ser ultrapassada em velocidade e os pilotos deverão ficar parados nas placas de Largada não devendo se aproximar da placa W até que seja seu horário ou que resolva largar.

ART.13- ORDEM DE LARGADA: Na ausência de prólogo os três primeiros pilotos a largar em cada categoria obedecem o Ranking estadual, os demais serão classificados pelo nível técnico, pilotos que se inscreverem por ultimo largarão no fim de sua categoria. O intervalo será de 1 minuto entre pilotos, outro valor poderá ser usado para os quadriciclos. Em etapas de dois dias a ordem de largada no domingo será a classificação do primeiro dia.

ART.14- DEVERES DO PILOTO: É dever de todos os pilotos participar do Briefing e manter o mais alto espírito esportivo para os demais concorrentes, antes, durante e após a competição e respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus adendos, bem como o Código nacional de Trânsito e as disposições do código Estadual de Desportes. Podendo este ser penalizado ou desclassificado dependendo da infração.

 

ART.15- INSCRIÇÕES: as inscrições devem ser feitas no site da Federação, ou em local por ela determinado.  O piloto deverá estar obrigatoriamente inscrito na CBM / FEMORN no exercício do corrente ano. O valor da inscrição e a quantidade de vagas serão anunciados no regulamento suplementar. O piloto que perder o prazo de inscrição largará nas vagas se ainda existirem, caso não haja mais vagas este não participará da prova.


ART.16- RESPONSABILIDADE: Ao assinarem a ficha de inscrição, os pilotos se comprometem a seguir o regulamento e se responsabilizam Civil e Criminalmente pelos seus atos, eximindo a CBM, a FEMORN, os organizadores, os promotores e patrocinadores da prova, de toda e qualquer espécie de responsabilidade por danos que venha a causar a terceiros e ou a si próprio, antes, durante e após o desenrolar da competição. Se comprometem ainda a devolver os equipamentos GPS em perfeitas condições de uso ou indenizar a organização com o valor dos equipamentos acrescidos de nota fiscal e frete.

ART.17- CIRCUITO: O percurso deverá ser praticável em qualquer tipo de tempo, para todos os tipos de motocicletas aceitas neste regulamento. A distância total por etapa não poderá ser inferior a 90 km e superior a 500 km, a prova poderá ser em linha ou em circuito nesse último caso poderão haver até 3 voltas,  os testes especiais serão válidos em todas as voltas. Poderá existir um Cross teste valendo ou não para o resultado acumulado. O tempo total para um dia de competição não poderá exceder sete horas e trinta minutos. Por dia de prova deverá ter no mínimo 60 Km de especiais somando-se todas as voltas.


ART.18- MEIO AMBIENTE: Os pilotos se comprometem a preservar o meio ambiente não poluindo as trilhas, os organizadores serão obrigados a retirar todo o material de sinalização na semana após o evento.

ART.19- PREMIAÇÕES: Serão entregues troféus do 1º ao 5º lugares de cada categoria, os troféus de 6º ao 10º serão opcionais. Na categoria Marathon será ofertado um troféu para o melhor piloto da Classe over 40 e o melhor piloto da classe 250cc, para isso no ato da inscrição o piloto deverá indicar a qual classe pertence.
NOTA IMPORTANTE: Não será permitida premiação em dinheiro, premiação em forma de objetos será permitido apenas em forma de sorteio entre todos os participantes da prova.

 

ART.20- CAMPEÃO GERAL: Será o piloto mais rápido do dia, somando-se as penalizações e juntando-se todas as categorias (separando motos de quadriciclos).

ART.21-CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE EXPERIÊNCIA DO PILOTO
Uma comissão técnica da FEMORN classificará os pilotos que marcaram pontos no ranking 2011 distribuindo-os em cada nova categoria. Para o caso dos pilotos não conhecidos da comissão técnica, será consultado na internet e com outras Federações sobre o nível técnico daquele piloto, se mesmo assim não pudermos definir a categoria a que pertence o piloto, o mesmo poderá se inscrever na categoria que lhes convier, porém se no desenrolar da prova o piloto inscrito em uma categoria mais baixa, obtiver os tempos nas especiais entre os 03 primeiros da categoria principal, o mesmo poderá ser a critério da comissão julgadora, penalizado com 1 minuto e TRANSFERIDO para a categoria principal.

ART.22- REPAROS E MANUTENÇÕES:
1-Fica proibido o apoio mecânico por não competidores dentro dos testes especiais.
2-Os reparos deverão ser feitos fora da trilha dos testes especiais.

ART.25- VISTORIA: A vistoria das motos e quadriciclos serão feitas no parque fechado e o piloto não poderá trocar de veículo no mesmo dia. Podendo vistoriar uma nova moto para o dia seguinte, a vistoria dos equipamentos do piloto será na entrada do parque fechado na hora da largada.
NOTA IMPORTANTE: Não haverá controle de ruídos no Campeonato de 2012, porém as motos não poderão largar com o escapamento furado ou sem lã de vidro.

ART.26- PARQUE FECHADO:
1- Toda prova deverá ter uma área cercada destinada ao Parque Fechado.
2- Esta área deverá ter seguranças, os quais deverão impedir o acesso de pessoas não autorizadas.
3- As motos deverão entrar e sair do Parque Fechado desligadas.
4- No parque fica proibido qualquer reparo ou manutenção na motocicleta, inclusive reabastecimento.
5- Ao colocar sua moto para dentro do parque é proibido tocar nas outras motocicletas.
6- O não cumprimento de qualquer destes itens acarretará em PENALIZAÇÕES ao piloto.
7- O parque fechado inicia 1 hora e 30 minutos e fecha 30 minutos antes do horário da largada do primeiro piloto.

ART.27- BRIEFING: reunião com todos os pilotos onde se passará informações importantíssimas sobre a prova, começa 30 minutos antes do horário de largada do 1º piloto e é obrigatório para todos os pilotos.

ART.28- GPS: o piloto receberá um par de GPS numerados e deverá conferir sua numeração e observar se os mesmos estão ligados e com sinal de satélite (Led vermelho piscando) será o único responsável por levá-los em todas as voltas e mantê-los funcionando e em perfeitas condições de uso durante toda a prova , devendo observar o Led vermelho piscando (recepção do satélite) em todas as voltas. Para uma boa recepção do sinal a parte dos leds (antena) deverá ficar para fora na parte mais superior possível. Em caso de camel back, não poderá ficar no compartimento da água e sim no bolso externo e com a antena (leds) voltada para fora e para cima, não colocar na cintura na bolsa ou caixa de ferramentas, solicitar suporte à organização.

ART.29- PERCURSO / MARCAÇÃO:
- O percurso deverá ser marcado por placas com setas indicativas de direção direita e esquerda, sinal de confirmação de percurso e sinal de caminho errado, sinal de perigo e bumpings, conforme pagina 6. Não será usado marcação por spray devendo o piloto ignorar marcação por spray em postes, coqueiros,pedras, etc.
- Em áreas de difícil marcação, poderão ser colocados bumpings indicativos do caminho.
- RADAR, em áreas urbanas, cidades e povoados onde a organização determinar, a velocidade máxima é de 40KM/H sendo penalizado o piloto que atingir 50KM/H (pico) medido pelo GPS. Cada 5 segundos no pico é um penal. Nas áreas urbanas onde a organização não mencionar ou sinalizar a velocidade máxima é 60KM/H. A tolerância é de 10%.

ART.30- ÁREA DE LARGADA
No início de cada especial se encontram os Fiscais de Largada, o piloto deve obedecer a fila pela ordem de largada estipulada pela direção de prova ou as instruções dos fiscais de largada que seguem a determinação da direção de prova.

ART.31- CONTROLE DE LARGADA
Cada piloto é responsável por estar no local de largada 5 minutos antes do seu horário determinado pela organização, o fiscal de largada a critério da direção de prova poderá alterar a seqüência de largada de um ou mais pilotos de modo a estabelecer uma sequência correta por nível de pilotagem,o atraso na linha de largada penaliza o piloto em 1 minuto no seu tempo acumulado.

ART.32- ÁREA DE CHEGADA
No final do trecho cronometrado esta a placa de FIM DE ESPECIAL e um fiscal, a partir deste momento o piloto deve reduzir sua velocidade de modo a manter a sua segurança e a dos demais expectadores, tendo em vista que a partir daí o trecho se encontra aberto a circulação de veículos, animais, carroças, etc. Em hipótese alguma o piloto deverá retornar em sentido contrário a prova. Para fins de cronometragem só considera-se o tempo de chegada quando ultrapassar a placa de chegada o conjunto piloto e motocicleta, mesmo que seja empurrando.

ART.33- FORFET: O piloto que completar 50% do percurso da prova, terá o direito de “forfetar” as especiais não completadas, a ele será atribuído o tempo máximo de cada especial não completada. Que será definido pela direção de prova, e constará no regulamento particular , caso não esteja pré-definido, será usado 3 (três) vezes o PIOR tempo da especial.

ART.34- TESTES ESPECIAIS: (PROVA CONTRA O RELÓGIO)
- Durante a prova haverá testes especiais que poderão ser em linha (PEL) ou em circuito (PEC ou Cross Teste).
- No inicio e no final dos testes haverá uma placa indicando o local de largada e chegada,
- Os Waypoints de largada vão estar localizados cerca de 20 metros após a placa de largada e o waypoint de chegada 20 metros antes das placa de chegada, estes waypoints poderão estar sinalizados com uma placa com a letra W.
- Os especiais poderão ser divididos em dois ou mais com placas de FIM e INICIO (reínicio) de especial de modo a manter o trecho seguro para os competidores ou comunidades por onde passa a prova. Neste caso a relargada será automática a critério do piloto, inclusive poderá ultrapassar ou ser ultrapassado durante o deslocamento entre um especial e outro, isto sem prejuízo do seu tempo cronometrado, tendo em vista que este deslocamento não conta tempo para a definição do resultado da etapa.
- Nos testes em circuito (cross teste) a critério da Direção de prova poderá ter a largada de dois pilotos ao mesmo tempo.
- Os testes especiais contam desde a primeira volta, podendo para um melhor aproveitamento ser percorrido a pé pelo piloto antes da prova, treinar no circuito penaliza o piloto em 1 minuto no seu tempo acumulado.
- Ao final da prova serão somados todos os tempos, o campeão da categoria será aquele que obtiver o menor tempo no somatório das especiais válidas acrescentando-se as penalizações cometidas pelo piloto.

ART.35- PENALIZAÇÕES: o piloto sofrerá uma penalização em segundos por cada infração a seguir. As penalizações serão impostas pela observação dos comissários ou Diretor de prova e agentes das autoridades do Trânsito. Tal penalização deverá ser comunicada ao piloto no final da etapa.

60  segundos..........Por colocar a moto atrasado dentro do parque fechado.
60  segundos..........Por cada infração leve ou média de trânsito.
60  segundos..........Por atraso no controle ou na linha de largada.
60  segundos..........Por cortar caminho passando a mais de 40 metros de um waypoint definido.
60  segundos..........Por obstruir ou tumultuar propositalmente os testes especiais na largada.
10  segundos..........Por cada Pico de velocidade alcançado em zonas de Radar.
60 segundos...........Por treinar em algum teste especial.
60 segundos...........Por não estar presente à linha de largada quando o fiscal determinar.
05  minutos.............Por encurtar caminho cada vez que passar a mais de 100 metros do roteiro definido.

ART.37- ABANDONO: Todo piloto que abandonar a prova deverá comunicar a organização do evento devolvendo imediatamente os equipamentos GPS, os pilotos que não entregarem o GPS no prazo de 30 minutos após seu horário de chegada (último CH) serão considerados como desistentes.

ART.36- DESCLASSIFICAÇÃO: são motivos para desclassificação, devendo haver reclamação por escrito de um concorrente ou de um comissário desportivo, o direito de defesa do competidor e julgamento pelo júri de prova:
  1. Retirar ou danificar sinalização da prova, Placas e Bumps (Desclassificação e suspensão por 1 ano).
  2. Obstruir propositalmente a trilha de um teste especial.
  3. Ingerir bebida alcoólica antes (pela manhã) e durante o evento.
  4. Transitar em alta velocidade nas cidades ou povoados.
  5. Não respeitar a propriedade alheia (sítios, fazendas, etc)
  6. Colocar a vida de crianças, pedestres ou ciclistas em risco.
  7. Nos testes especiais pilotar em sentido contrário.
  8. Cometer uma infração Grave ou Gravíssima de trânsito, comprovado por autoridades competentes.
  9. Transportar o GPS de outro piloto (desclassifica os dois pilotos).
  10. Empinar ou outras exibições em vias públicas.
  11. Atitudes anti-desportivas contra concorrentes (após julgamento).
  12. Desrespeitar autoridade da prova (Diretor, Comissários, Membros do Júri).
  13. Participar com motocicleta sem documentos que comprovem sua propriedade.

ART.38- BONIFICAÇÕES: O piloto que parar dentro de um teste especial para socorrer concorrente vitima de acidente, após checado e comprovado as informações, terá seu tempo diminuído do tempo em que ficou parado no local do acidente, este tempo é identificado pelo sistema GPS após cruzamento dos dados entre  pilotos que ficaram parados no mesmo local. Portanto após ter havido o resgate da vítima o piloto deverá voltar a acelerar no circuito. Caso o piloto não consiga permanecer no circuito será atribuído a ele o mesmo tempo da especial da volta anterior ou seguinte quando for o caso. Este fato deverá comprovado pelo Diretor de prova junto a outros pilotos. Esta bonificação será atribuída no máximo há 2 pilotos que socorreram a vítima.

ART.39- RESULTADO: Ao entregar seu GPS o piloto terá que aguardar seu resultado individual a fim de conferir e expor reclamações quanto ao seus tempos caso houver, será divulgado o resultado Parcial por categoria devendo os pilotos que não concordarem com o tempo do concorrente entrar com o recurso no prazo máximo de 10 minutos após a divulgação da parcial de sua categoria, este recurso deverá ser por escrito e ser fundamentado em situações reais não em hipóteses. O resultado Final sairá após aprovação do resultado parcial e julgamento dos recursos caso haja. O piloto que não estiver presente quando da divulgação do seu resultado individual e do resultado parcial, perdendo o prazo para reclamações, não poderá reclamar posteriormente mesmo havendo erro em seus tempos. O piloto que não entregar os GPS ficará sem resultado, e deverá devolver-los posteriormente em perfeitas condições ou indenizar a organização com o valor dos equipamentos acrescidos de Notas Fiscal e Frete.

ART.40- PROTESTOS:
-Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude anti esportiva deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregue ao Diretor de Prova, até 10 minutos após o horário ideal de chegada do último competidor.
-Protestos contra resultados deverão ser feitos por escrito pelo piloto e entregues ao Diretor de cronometragem até 10 minutos após a divulgação do resultado parcial em questão.
-Todos os protestos devem ser individuais e ESPECIFICOS POR ITEM e acompanhados de uma taxa no valor da inscrição da prova.
-Os protestos serão avaliados pelo Júri da Prova; caso haja procedência o valor será devolvido ao reclamante, caso contrário, reverterá a favor do Organizador da Prova.
-Não cabem protestos contra decisões das autoridades da prova.
-Conforme estatutos da FEMORN e Código Disciplinar da CBM para recurso da decisão do Júri da Prova o reclamante deverá encaminhar seu recurso a Comissão Disciplinar da CBM no prazo de 5 dias e acompanhado do valor de 05 salários mínimos.
-No caso de recurso contra decisão da Comissão Disciplinar o recurso deverá ser encaminhado até 10 dias após sua divulgação ao Tribunal de Justiça Desportiva e acompanhado do valor de 10 salários mínimos.

ART.41- LISTAGEM DE MOTOCICLETAS AUTORIZADAS A PARTICIPAR DA CATEGORIA NACIONAL.
Honda:   - CRF 230, Tornado 250, XRE300, XR 200, XL 125 / 250 / 350, Bros 125 / 150
Yamaha:  -TTR 230, TTR 125, XTZ 125, Lander 250, DT 180 / 200, XT 225,TDM 225
Outras: - deverão ser similares as listadas acimas.





 

NATAL, 01 DE MARÇO DE 2012.


COMISSÃO DE RALLY, ENDURO FIM E CROSS COUNTRY – FEMORN






OBS: ESTE REGULAMENTO PODERÁ SOFRER ALTERAÇÃO MEDIANTE REUNIÃO DA DIRETORIA DA FEMORN, PORTANTO A VERSÃO DO REGULAMENTO DEVERÁ SER VERIFICADA NO FINAL DA PÁGINA E COMPARADA COM A PUBLICADA NA INTERNET.



















ANEXO 1





                              W = PONTO DE CRONOMETRAGEM POR GPS (WAYPOINT)